|
|
|
|
|
Uma paixão por fazer sorrir e pensar
Margarida Fonseca Santos nasceu em Lisboa. Começou a escrever há mais de vinte anos e tem cerca de cem obras publicadas, a maioria de literatura infanto-juvenil. Com grande parte dos títulos incluídos no Plano Nacional de Leitura, a escrita, também para adultos, tornou-se a sua grande paixão depois de ter sido professora de Pedagogia e de Formação Musical em várias escolas. A sua obra inclui ainda várias peças de teatro.
Há mais de década e meia, ainda antes de abandonar o ensino superior de música, dinamiza oficinas de escrita criativa e formação de professores, em instituições como a Universidade Católica Portuguesa, a EC.ON e a AEPDC. «Escrita em Dia», publicado em 2012, é um manual aqueles que gostam de dar vida às palavras.
Dos seus romances para adultos destacam-se «De Nome, Esperança», «Deixa-me Entrar na Tua Vida» e «Uma Pedra sobre o Rio», que ganhou o Prémio Revelação APE/IPLB. O último romance, «De zero a dez», tem a dor crónica como tema central e está traduzido em inglês e castelhano. A autora foi também distinguida com o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e com o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, atribuído à sua obra «O nº 11».
É responsável pelo projecto «Histórias em 77 palavras», uma plataforma de desafios de escrita com participantes dos 6 aos 101 anos, e com parcerias com a Universidade de Salamanca, Rádio Miúdos e Rádio Sim. Em 2017, este projeto deu origem ao livro «Desafios em 77 palavras» (Edicare).
Margarida Fonseca Santos
Margarida Fonseca Santos
Margarida Fonseca Santos
Margarida Fonseca Santos
Margarida Fonseca Santos
Margarida Fonseca Santos
Margarida Fonseca Santos