Mestre na arte de escrever com o coração.
Jornalista de formação, é mãe de um rapaz (José) nascido em 2008, que lhe tem dado toneladas de inspiração. Dedica-se à autoria de livros infanto-juvenis. Recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas em 2005.
Maria Inês Almeida publicou dezenas de livros, a maior parte dos quais dirigidos a crianças e jovens, incluindo os particularmente apreciados Quando eu for... Grande (nomeado em 2011 como um dos três candidatos ao prémio do melhor livro infanto-juvenil da Sociedade Portuguesa de Autores e já traduzido para castelhano e chinês) e Sabes onde é que os teus pais se conheceram?. Ambos os títulos figuraram na lista “100 livros para o futuro” apresentada por Portugal como convidado de honra da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha em 2012.
Entre os seus livros mais aclamados estão ainda A Última Árvore, Quanto Tempo Dura a Tua Cara, Pais à Venda num Centro Comercial Perto de Si, A Casinha de Bonecos, Quando é que eu passei a acreditar no Pai Natal?, Deus É Amigo do Homem-Aranha e Coração de Mãe Nunca se Engana.
As Nuvens e A Admirável Aventura de Malala são os seus últimos títulos publicados. A Admirável Aventura de Mandela sairá este ano.
De momento, escreve uma crítica a programas infantis no principal jornal diário português e colabora para a RTP, canal público nacional.
Site da Autora