Um estudioso e comunicador das Sexualidades.
Júlio Machado Vaz (1949, Porto), médico psiquiatra e académico especializado em sexologia, é o escritor de uma dúzia de obras dedicadas à educação para a sexualidade. Tornou-se particularmente conhecido nas suas intervenções e debates públicos na rádio, televisão e jornais, onde tem defendido o sexo enquanto “veículo privilegiado de comunicação” ao mesmo tempo que contraria o seu comum entendimento de “necessidade fisiológica”. Dirige actualmente o Mestrado em Sexologia na Universidade Lusófona.
A sua intensa actividade enquanto clínico e divulgador desta área da saúde humana valeu-lhe o Prémio Arco-Íris da Associação ILGA Portugal, que distingue os contributos contra a discriminação e homofobia.
Paralelamente à sexologia, o autor dedica-se a iniciativas pela cidadania e integração social: integra a Comissão de Ensino da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, é membro Comissão para a Estratégia de Luta Contra a Droga, director clínico da Comunidade Terapêutica para a Recuperação de Toxicodependentes e presidente da Associação Acolher e Cuidar para a Cidadania.
Coordena há já vários anos a emissão O Amor É…, programa da rádio publica portuguesa Antena 1.
Site do Autor