Novos produtos

Newsletter

Hélder Costa 

Hélder Costa

Um caso sério de internacionalização.

Hélder Costa (1939, Grândola – Portugal), dramaturgo, frequentou o Instituto de Estudos Teatrais da Universidade de Sorbonne, em França, e fundou o Teatro Operário de Paris durante o seu exílio. Regressa a Portugal com o fim da ditadura e em 1976 passa a dirigir a nova e influente companhia de teatro A Barraca (Prémio Unesco; reconhecida no país como Instituição de Utilidade Pública).

Foi galardoado com vários prémios nacionais e internacionais, dos quais se destacam o Grande Prémio de Teatro da RTP Damião de Góis, Prémio Associação dos Críticos, Prémio Casa da Imprensa, Prémio da Associação de Actores e Directores da Catalunha e o 1ª Prémio do Festival Internacional da Ciudad de México.

Dirigiu espectáculos e acções pedagógicas em cerca de 15 países e uma das suas últimas peças teve estreia mundial em Viena de Áustria, passando de seguida por oito países, o que faz de Hélder Costa um indiscutível autor reconhecido internacionalmente.

Parte da sua obra inclui textos inspirados nos clássicos portugueses quinhentistas e contemporâneos, mas também nos grandes autores do teatro moderno mundial. Actualmente pertence ao corpo pedagógico da Escuela Internacional de Teatro de América Latina y Caribe.

Site do Autor